04 abril 2013

Arquitetando!

Como já dito na minha bio, faço faculdade de arquitetura e há umas semanas atrás descobri um projeto, através de uma aula de Ateliê de Projeto, que me inspirou muito, de verdade!

O projeto é do arquiteto Bjarke Ingels, de Copenhagen, através da "BIG" (Bjarke Ingels Group), e se chama "8 Tallet" (em dinamarquês) ou "8 House" (em inglês) e também é conhecido como Big House. Ela leva esse nome devido ao seu formato de 8. Fica em Ørestad, na Dinamarca.

Nem um pouco comum, a "8 House" une as formas de um bairro urbano em camadas horizontais de tipologias ligadas por um passeio contínuo e ciclovia até o 10º andar, criando um bairro onde os negócios e habitação co-existem. Sem contar com as espetaculares vistas para o Canal de Copenhague e Kalvebod Faelled.




"8 House é um bairro tridimensional, em vez de um objeto arquitetônico. Uma ruela de 150 casas geminadas estende por todo o bloco e torce todo o caminho do nível da rua até o topo e para baixo novamente. Onde a vida social, o encontro espontâneo e interação vizinho tradicionalmente se restringe ao nível do solo, a 8 House permite expandir por todo o caminho até o topo."
Bjarke Ingels / sócio-fundador, BIG





Os apartamentos ficam na parte de cima enquanto os negócios são na parte térrea. 

"8 House é o nosso segundo exemplo realizado de alquimia arquitetônica - a ideia de que através da mistura de ingredientes tradicionais, varejo, linha casas e apartamentos em formas não tradicionais - cria valor acrescentado, se não de ouro. A mistura permite que as atividades individuais para encontrar o seu caminho para o local mais ideal no quadro comum - a rua de varejo, os escritórios de frente à luz do norte e as residências com sol e vista para os espaços abertos. 8 House é um bloco de perímetro que se transforma em um nó, girando e para maximizar a qualidade de vida de seus habitantes."
/ Bjarke Ingels, BIG





Os apartamentos se beneficiam com luz solar, vista ampla e ar fresco, enquanto os escritórios se fundem com a vida na rua.





Para finalizar, lá vai o vídeo que eu assisti na aula e que tanto me inspirou do início ao fim! Espero que gostem também e se inspirem como eu!



Genial, não?
 E vocês, gostaram? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo